segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diocese da Guarda anuncia descoberta de dois frescos do século XV

Pinturas murais foram detetadas no decorrer de obras de conservação e restauro na capela de S. Marcos, concelho do Sabugal


D.R.
 A diocese da Guarda anunciou a descoberta de “duas pinturas murais (afrescos)” datadas do século XV, dentro da capela de São Marcos, localizada na aldeia de Carvalhal do Coa (Sabugal) e que está a ser sujeita a obras de restauro.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o pároco local sublinha que “os afrescos encontrados são um elemento muito interessante, que vem valorizar o património histórico desta pequena capela e desta comunidade quase desconhecida”.
“São, no entanto, também uma responsabilidade pastoral, porque é necessário preservar pinturas tão antigas e valiosas e ao mesmo tempo ensinar aos povos a sua importância”, alerta o padre Hélder Lopes.
As duas pinturas, que representam a “Santíssima Trindade” e o “padroeiro da capela”, o evangelista S. Marcos, foram encontradas durante uma ação de tratamento e conservação da talha da capela.
Para o responsável pelas obras, Carlos Costa, “as pinturas encontram-se em bom estado de conservação”, apesar de estarem “há largos séculos escondidas debaixo das estruturas retabulares”.
Numa região “onde escasseiam vestígios” da técnica de pintura afresco, importa agora definir a forma como se pretende conjugar a preservação das descobertas com a recuperação dos retábulos.
“Recuperar e manter à vista é sempre problemático”, admitiu Carlos Costa, já que isso implicaria uma alteração da estrutura atual da capela.
A pequena comunidade local – cerca de 18 pessoas, na sua maioria idosos – acolheu o achado “com alegria”, reconhecendo tratar-se de “uma mais-valia para o lugar e para o concelho”.
O Gabinete de Arte Sacra da diocese da Guarda em Portugal, em parceria com a empresa de conservação e restauro, está agora a fazer um primeiro levantamento do estado dos murais, que poderá contar com a colaboração de “historiadores e pessoas entendidas no assunto”.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...